Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Novo disco de Marisa Monte

Referência de cantora "eclética", Marisa Monte mantém a dianteira pela força de sua personalidade. Nem é questão de gostar ou não, mas de reconhecer que poucas intérpretes brasileiras (como Elis Regina e Maria Bethânia) exerceram tamanha autoridade sobre o querer e o poder com resultados satisfatórios para o deleite pessoal, seletivo e coletivo ao mesmo tempo.

Seguindo a tendência crescente no pop de Arnaldo Antunes, Marcelo Jeneci (coautores de uma das inéditas, o xaxado Hoje Eu Não Saio, Não), Ortinho, Andreia Dias, Karina Buhr, Pélico e outros, Marisa equaliza em O Que Você Quer Saber de Verdade o pop, o kitsch e o cult (como diria o paraense Felipe Cordeiro). Em comum com os citados, é relevante nela a capacidade de ainda explorar com criatividade as possibilidades sobre um tema que parece inesgotável pelas visões particulares. 

Há baladas, sambossa, toada, fox-canção, tango estilizado, um misto de frevo de bloco com baião, ecos de flamenco, brega (sem pudor ou preconceito, vai), xaxado para animar forró, marcha tribalista, valsinha. Depois é uma referência clara a um de seus ídolos, Roberto Carlos. Aquela Velha Canção - destilando ironia em versos como "Não vou te mandar pro inferno/ Porque eu não quero/ E porque fica muito longe daqui" - é brega de ares sertanejos de Paula Fernandes. Combina com chapéu e botas.
Uma das melhores inéditas é O Que Se Quer, com Rodrigo Amarante, que divide a autoria, canta com ela e toca diversos instrumentos. Das várias parcerias tribalistas (com Arnaldo Antunes e/ou Carlinhos Brown), a mais ensolarada e colorida - como o belíssimo projeto gráfico de Giovanni Bianco - é Seja Feliz.
Entre achados e xaxado, isso é tropicalismo na veia.
 
Materia retirada do site do Estadão
Leia a matéria completa: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,equalizando-pop-kitsch-e-cult-cd-tem-achados-e-xaxado--,793189,0.htm
site: http://www.marisamonte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário